quinta-feira, agosto 31, 2006

Um Sorriso


Um sorriso não custa nada e produz muito.
Enriquece quem recebe sem empobrecer quem o dá.
Ninguém é tão rico que não precise dele e ninguém é tão pobre que não o possa oferecer.
Um sorriso dá repouso ao cansaço e ao desânimo, renova a coragem, e é consolação na tristeza.
Ninguém necessita mais de um sorriso do que aquele que não sabe sorrir.

Autor desconhecido

25 comentários:

Nux@ disse...

Para não falar que é um optimo exercicio fisico...

Óbelix disse...

É fascinante o valor de um sorriso!

Quantas vezes não é um sorriso que nos dá alento para continuar... Tenho um amigo que fez uma missão em África... Diz que recebeu muitos sorrisos.... Ele tem uma fortuna incalculável... Só que não é no Banco....

bjs :) (este smiley devia sair GIGANTE)

Anónimo disse...

Que bela foto!
Realmente é verdade, nada como um sorriso para melhorar o nosso ânimo. Desde o inicio da nossa vida que sorrimos a tudo o que nos faz feliz e que gostamos... espero que todos nós tenhamos motivos para manter o sorriso ao longo da vida ;) BJOCAS SORRIDENTES

Paty disse...

:))))))))))))))

Anónimo disse...

Cá estou eu, talvés com o meu espirito negativista ou realista.
Gosto muito de sorrir, e ainda mais de rir.
Ainda há dias, relembrava com alguém, as duas situações da minha vida que me fizeram rir com tal entusiasmo, que já lá vão largos anos e nunca esqueci a razão dessas gargalhadas...foram situações do quotidiano, uma no meu local de trabalho, e outra de férias, foram situações inicialmente banais que se transformaram em recordações inesquecíveis.
Mas quantas vezes eu sorri para alguém, sem vontade? Podem pensar que por cinismo, coisa que também já fiz, pois reconheço que não sou santa e que não faço milagres. Temos que sorrir muitas vezes, quando encaramos pessoas que fazem parte do nosso quotidiano, que não consideramos amigas, apenas conhecidas, e em que o sorriso faz parte do cumprimento matinal.
Também já sorri muitas vezes para amigos meus, quando não me apetecia. Sorri porque era issso que eles esperavam de mim, o mesmo sorriso de todos os dias... Vir triste no elevador e ao abrir a porta, levantar um pouco os cantos do lábio, e dizer um bom dia com entusiasmo, pode enganar os mais distraidos, e entristecer os mais perspicazes.
Oferecer um sorriso é sempre bom, é sempre gratificante para quem o recebe, mas devemos sorrir para que as pessoas tenham um sorriso nosso ou devemos sorrir porque nós queremos sorrir? O sorriso é para nós ou para os outros?
Muitas vezes eu estou a sorrir sozinha e sempre que alguém me vê, insinua que estou a pensar em malandrices... também às vezs o é! Mas na sua maioria, estou a oferecer um sorriso a mim própria... onde os pensamentos são tão reais, que me fazem arquear os lábios, mesmo sem expectadores.
Sorrir é inato, e chorar também.
Se o sorriso é um estado de espirito, onde a sua partilha é sinal de afecto, também temos que aceitar que a tristeza também é um estado de espírito, e tal como o sorriso, as lágrimas também devem ser partihadas...

Ass: Brinco de princesa

Anónimo disse...

Já q o post anterior (e toda aquela embrulhada) foram definitivamente deixados para trás , aproveito este para dar continuação à conversa q estava a ter c a Dama dos Brincos.
Tudo o q disseste acerca da essência da nossa profissão (a arte do cuidar) faz sentido.
Mas isso não exclui q sejamos remunerados condignamente.
S calhar 75% ou mais dos q aqui estão fazem ou já fizeram acumulação de horario (o vulgo duplo).
Será q foi por amor à profissão?
Estavamos a gostar tanto do nosso trabalho q não resistimos e fomos tabalhar ainda mais umas horitas para outro lado?
Um chefe num dos sitios onde já fiz duplo, quando pedia aumento, disse-me :-O dinheiro não é tudo!
Mas quando lhe pergutei qto é q ele ganhava calou-se. É q eu estava a abdicar do meu descanso e tempo livre só pela experiência...
Eu acho q o facto dos enfermeiros se tornarem mais tecnicistas e por vezes menos disponiveis tb pode derivar daqui.
Temos uma profissão muito bonita, mas tb muito desgastante. Cuidar não é só ser simpatico, caso contrario não justificava uma licenciatura. Implica disponibilade e escuta activa, tentar perceber quais são os reais problemas daquele individuo e de como o podemos ajudar a encontrar as soluções.
Para podermos cuidar dos outros, também temos de ter tempo para cuidar de nós, para dormir mais q uma média de 5 ou 6 horas por dia, para ir ao teatro, ao cinema, a concertos, sair com os amigos, ler, ou apenas não fazer nada, enfim, para curar a alma.
Mas o q é certo é q até uma educadora de infãncia ou uma nutricionista (ambos cursos com médias de acesso muito mais baixas e muito menos exigentes a todos os niveis)ganham como licenciadas e nós ainda como bachareis...
Se ganhassemos como Licenciados e recebessemos o subsidio de risco (q não percebo pq acham q não merecemos: as enfermeiras abortam duas vezes mais q o resto da população, quem faz turnos e duplo vive em média 15 anos menos, estamos expostos a tudo qto é doença contagiosa, a agressões, temos maior prevalência de depressão e abuso de substancias, etc etc)tenho a certeza que muitos de nós abdicariam do duplo.
E se calhar andavamos mais descansados e felizes.
E se calhar tinhamos mais sorrisos para dar.
E menos lágrimas para limpar.

Alex

Estrume para todas! (porque vos quero fortes e saudáveis! LOL

Anónimo disse...

PS para uma das autoras do blog:

-Se me voltas a acordar de madrugada depois de uma noite de copos em que me deitei já bem depois das quatro, as represálias serão terríveis!( ainda por cima não contente com ter-te desligado o telefone da primeira vez, voltaste a insistir mais tarde!)

E contra todas as expectativas, já me inscrevi no Evolution, agora só me falta mesmo lá ir!
Gorduras tremam! O vosso fim está próximo!

Alex

Anónimo disse...

Tanta revolta!!!
Também já me senti assim, uma coitadinha face a outros profissionais, que estudando menos, ganham mais que eu... Falava, falava, falava dessa eterna problemática que é, sermos licenciados e ganhar como bachareis. Reconheço que é ingrato.
Mas esse pormenor, que no final do mês pesa na balança, não é a maior fatia dos problemas desta profissão! Existem enfermeiros bem pagos, com largos anos de carreira, que só de vê-los falar com os doentes e familiares, me dão vergonha de pertencer à classe deles! Eles tornaram-se tecnicistas, e menso disponiveis para os doentes, não porque ser a melhor forma de reinvicar maior salário, facto conseguiram ao longos dos anos, ao subirem na carreira. Tornaram-se desprendidos da profissão porque era mais fácil. É sempre mais fácil enfiar a cabeça na areia do que aproveitar os poucos recursos que temos, para desenvolver as nossas capacidades individuais e profissionais.
Quando terminei o curso, fui mais uma que trabalhou em duplo emprego durante alguns anos, com o objectivo de aumentar os zeros na minha conta bancária. Ao final de algumas rugas, percebi que o botox era caro de mais !!! Olhei-me ao espelho e percebi que havia muitas coisas ainda por fazer, para aprender e ensinar. Deixei de trabalhar em duas instituições, e dediquei-me apenas a uma, (reconheço que em horário acrescido, para ganhar mais algum) investindo mais na minha formação.
Sei que ganho mal, relativamente às educadoras de infancia, que passam o Natal em casa, com a família,e não concordo com os nosso ordenados de bachareis, mas não é por esse facto que me vou tornar menos disponivel para os doentes. Eles não têm a culpa.
Quando somos novos, se não estamos satisfeitos com o rumo que a nossa profissão está a tomar, temos sempre hipótese de mudar o nosso rumo...
Acredito que gostes de ser enfermeiro, mas essa mágoa que transparece na tua escrita,deixa-me triste. Leva alguns anos a definir prioridades na nossa vida, e se o dinheiro não é tudo, também nos faz falta, não e´? É dificil ser adulto, mas também ninguém disse que era fácil.

ASS: Brinco de princesa

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Paty disse...

Gipsofila concordo contigo.
Meninos existem blogs de enfermagem, "www.movenfermagem.blogspot.com" para discutirem esses assuntos, respeitem os temas dos posts pleaseeee!!!

Desculpa Alex prometo que vou tentar não voltar a acordar-te...pelo menos até à próxima que fizeres querer vingar-me (lol)

Oh brinco de princesa por favor, não havia necessidade, então tu corriges os erros dos outros e vens para este blog escrever talvés????? LOL! Eu topo sempre quando os teus sorrisos são cínicos, verdadeiros ou falsos. A mim nunca me enganaste (mas tens um sorriso muito bonito quando é sentido...e uma gargalhada contagiante)

Beijocas a todos os sorrisos pepsodent deste blog

Anónimo disse...

Tributo a um dos melhores sorrisos de sempre:

When you're smilin'....keep on smilin'
The whole world smiles with you
And when you're laughin'....keep on laughin'
The sun comes shinin' through

But when you're cryin'.... you bring on the rain
So stop your frownin'....be happy again
Cause when you're smilin'....keep on smilin'
The whole world smiles with you

instrumental break)
Oh when you're smilin'....keep on smilin'
The whole world smiles with you
Ah when you're laughin'....keep on laughin'
The sun comes shinin' through

Now when you're cryin'.... you bring on the rain
So stop that sighin'....be happy again
Cause when you're smilin'....just keep on smilin'
And the whole world gonna smile with

The great big world will smile with

The whole wide world will smile with you



O grande
LOUIS ARMSTRONG


Alex
( o sindicalista! LOL)

Anónimo disse...

A melhor recordação dos nossos ex-amores são sempre os sorrisos...

Por muito que nos tenham magoado, é sempre nessa imagem que gostamos de pensar quando os recordamos...

Paty disse...

Aqui está a letra de uma música que eu gosto muito:

Semisonic - Secret Smile

Nobody knows it but you've got a secret smile
And you use it only for me
Nobody knows it but you've got a secret smile
And you use it only for me

So use it and prove it
Remove this whirling sadness
I'm losing, I'm bluesing
But you can save me from madness

Nobody knows it but you've got a secret smile
And you use it only for me
Nobody knows it but you've got a secret smile
And you use it only for me

So save me I'm waiting
I'm needing, hear me pleading
And soothe me, improve me
I'm grieving, I'm barely believing now, now

When you are flying around and around the world
And I'm lying alonely
I know there's something sacred and free reserved
And received by me only

Beijinhos

Paty disse...

Ah é verdade, e por falar em sorrisos, Óbelix os nossos, daqui a uns tempos vão estar diferentes...Assim como que...para o acinzentado! Depois podes mudar o teu nick para "sorriso de prata" (mais um sabor para juntar ao tutifruti, lol)

ENRESINADO disse...

O sorriso, ahhh o sorriso, a expressão de excelência do ser humano, que tantas interpretações pode ter, que pode melhorar a saúde e fazer-nos sentir melhor, que nos ajuda a interagir com os outros humanos e que acima de tudo, não custa nada! A arte que todos possuímos!

Contudo existe também o Karate Alentejano, já falado neste blog, que é a outra única arte que se aproxima do sorriso, alias no meu entender até o ultrapassa, porque não só não provoca rugas, como faz bem à pele e a tantos outros males! ROTFL

Arames para melhorar o sorriso, por vezes dão bons resultados optimizando a expressão, mas um queixadas será sempre um queixadas, não há arame que resista! BFLoOL

É quase impossível mantermo-nos zangados ou irritados quando sorrimos, por isso não tenham medo de sorrir! Sorrir é viver!

Beijos e abraços (para alguns x))

ENRESINADO o queixadas.

P.S.: Existem mais pessoas neste blog que me compreendem, do que eu imaginava... LoOL

Óbelix disse...

Ultimamente não tenho tido grandes razões para sorrir... Contudo, lá vou sorrindo e rindo...

O sorrir e rir ajuda-me a afastar o mau olhado, e a esquecer algumas coisas!

Por exemplo a frase de hoje que ainda me faz rir... "-ÓOO tio embrulha-me dois bolos!" (Private joke)

Paty, não percebi essa do acinzentado? Queres ver que a BD vai ser a preto e branco? eheeheh Tou a brincar... Parece que finalmente vou ter a cremalheira afinada... Vai levar tempo... uns DOIS ANOS!!!!!
Quanto ao tutifruti ainda tou a pensar nisso... :)

bjs e abraços, distribuam da melhor forma

Anónimo disse...

Estava aqui a fazer N, (mais uma para o caminho), a ouvir umas coisas do Pedro Abrunhosa... Antigas, mas regravadas recentemente... O "Intimidade" ao vivo na Casa da Música... E lembrei-me dessa época.... 1994.... E dessa época, e sorrir... lembraram-me um poema de um amigo meu:

Ama quem te ama,
não ames quem te sorri,
porque quem te sorri não te ama,
e quem te ama sofre por ti.

O que é feito de ti Carlos???? Um abraço cheio de Saudades.... Sinto que a vida te sorriu, porque encontraste o teu amor!!!

bjs e abraços para os blogistas (distribuam da melhor forma, e sem mariquices! bjs pás flores, abraços pós homes! Tb beijo homens... Pai, padrinho, tios, primos.... e irmãos ;))

Anónimo disse...

Who's Dr. Mengele?????

Please check this site:
http://www.mengele.dk/

greatings from,

Simon Wiesenthal

ENRESINADO disse...

Só os eruditos filósofos deste blog, que dão lições de vida a toda a gente, é que não sabem quem foi o Dr. Mengele.

Tão sábios, mas parece que a cultura geral não abunda por aqui...

Simon, welcome, give my best to your friend Josef Mengele. (NOT!)

Errata:

Na minha mensagem anterior, onde se lê ENRESINADO o queixadas, deverá ler-se ENRESINADO o ortodôncio.

Cumps,
ENRESINADO o crítico.

P.S.: Não se esqueçam de sorrir :D

P.S.1: SPAMMER, SHAME ON YOU!

Anónimo disse...

:)))))))

Anónimo disse...

Então Simão, long time no see...

Por onde andas narigudo, procurei-te por todo o lado! Essa família, continua a não engraçar comigo?

Temos que combinar ai um copo, para por a conversa em dia...

Grande abraço do 88!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Óbelix disse...

Estive a pensar... (raridade) O que fará uma criança de meses sorrir? Será o sorriso inato no ser humano?

bjs e abraços

Anónimo disse...

pensavam que tinha idõ de férias? Acertaram em cheio!!! Mesmo longe de vocês, não consegui resistir à tentaçáo de vir expreitar esta ténua linha http://... que me une a vós, inveterados colegas de blog e não só.
Eu... estou como que perdida por entre milhares de individuos loitors, cheiros de tatuagens e percings, que falam uma linguagem que mal entendo, e cada vez que quero comer qualquer coisa numa bela esplanada, tenho que levar o meu dicionário multi-linguas, para conseguir transmitir o que a minha barriguinha quer comer... é verdade,..., estou em pleno Algarve!!!
Quando chegar junto de vós, os meus dentes vão ser o mais branco que há em mim !!! e por falar em dentes, vou andar a inspeccionar no bar, quem é que arranjou uma boca nova, com arraminhos e elásticos multicoloridos!!! lololol !!! Quando virem um sorriso maroto, quem sabe se não será um brinco de princesa? E não vale andar sempre de boca fechada!!!
Pati, vou agora colocar a nossa chave do futuro, pois já vou na terceira semana de divida para contigo. É desta!!!
Manda beijinhos às duas malucas que vieram ter ontem comigo para irmos curtir os "tobogans" do Algarve!!! Foi altamente!!!

Beijos: Brinco de princesa

Óbelix disse...

eheheheheh eu sei quem tu és Princesa, já vi o teu sorriso maroto (muito giro)! Acho que eras tu... LOL Ainda não estarei com o sorriso grey no teu regresso.... Isso só mais lá para Dezembro... Ainda tenho de extrair uns dentes (uns, uns, UNS???????? Pânico!!!!!!)

Mas a Paty acho que está quase!!!! Fico à espera dessa voz sexy de princesa no errrrrrrr.... bem na extensão do costume! LOL ;)
(- Falta não sei o quê na gaveta!!!!
- ah é... e então? eu enviei!
- Pois, e eu tomei isso não? LOL)

bjs