domingo, setembro 03, 2006

Fumar e reciclar!



Este post é dedicado ao Joca (como era chamado carinhosamente pela avó) e a todos aqueles que fumam...

Como disse Mark Twain: Deixar de fumar é a coisa mais fácil deste mundo. Digo-o por experiência, porque deixei de fumar pelo menos umas vinte vezes.

34 comentários:

Nux@ disse...

Vês Joca como até a fumar podes fazer exercicio físico, exercitar os musculos do naríz.
Beijocas da F....nuxa.

Paty disse...

Pois eu acho que este LINDO BLOG (modéstia à parte, lol) pode perfeitamente servir para chamar a atenção para as coisas FEIAS... E quem sabe se uma decisão tão difícil como a de deixar de fumar, se for tomada com a ajuda das flores não se torna mais fácil. Concordo contigo Gipsofila, quando dizes "as coisas difíceis é que dão luta"... Mas tenho a acrescentar que mais di fícil que lutar por coisas difíceis é saber o por que é que queremos lutar...
Beijinhos a todos e não se esqueçam que FUMAR MATA e faz os sorrisos (que tanto elogiámos no post anterior) AMARELOS!

Anónimo disse...

Obrigado pelo teu apoio para eu deixar de fumar, apesar de ser um acto que me dá prazer só me resta deixar por outro muito melhor! Sorrir, sem cheiro e dentes amarelo, para ti!
Beijinhos e abraços

Anónimo disse...

Flores:

Confesso que já fumei em tempos até que me surgiu a possibilidade de praticar kickboxing de alta competição.

Fumava desde os 14 anos até que aos 23 e seguindo o conselho do meu mestre, resolvi parar de fumar a ver se aumentava a minha resistência física e explosão muscular.

Os resultados foram mais do que evidentes: em apenas 3 meses passei de apenas praticar kickboxing por desporto a kickboxing de alta competição!

Aliás, a minha disponibilidade física não melhorou apenas dentro do ring... Hehehehe

Moral da história: deixei de fumar porque tinha realmente interesse nisso... Foram 9 anos enquanto fumador que mandei para o lixo sem qualquer recaída.

A minha curta carreira enquanto profissinal acabou passados 8 meses e 4 combates (parti a cana do nariz pela primeira vez e disse nunca mais), mas o vício morreu aí.

Só a título de exemplo, costumava criticar a minha ex-namorada quando íamos jantar fora e puxava do seu cigarro logo assim que acabava a refeição sem sequer pedir a opinião dos demais.

Revela um profundo egoísmo pois não acredito que alguém neste mundo não se importe de estar a levar com o fume expelido pelos pulmões de outro.

Considero os fumadores pessoas profundamente egoístas, e foi preciso ter deixado de fumar para me consciencializar deste tipo de situações.

Meu pai é médico e volta e meia visitava-o no Hospital de Santo António no Porto, e apesar de me mostrar situações dramáticas de pessoas que por lá se encontravam internadas, só deixei de fumar quando me deu realmente na cabeça.

Também lá ia porque queria tirar-me da cabeça a vontade de comprar uma mota, mas isso são outras histórias...

Óbelix disse...

Olá a todos!
O tabaco é terrível! E deixar de fumar ainda pior...

Mas a meu ver (sou fumador esporádico... festas, etc) o mais irónico deste nosso planeta, é que provavelmente sofrem e morrem tantas pessoas pelo tabaco, como pela fome... E bastava que as que fumam enviassem o dinheiro às segundas, e ninguem sofria... Sei que é um pouco utópico, e infantil este comentário... Contudo segundo a ONU há uma imensidão de pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja com menos de 1€ por dia (salvo erro), e uma maço de tabaco, custa bem mais que isso...

Como diz a gipsofila, há certas coisas que nos escravizam... (tabaco, bebida, droga, jogo e p...as) Mas já repararam na riqueza que estas mesmas coisas originam a certos grupos económicos???

Há uns tempos perguntei a um Administrador Hospitalar, que é economista da Saúde, se o dinheiro gerado pelos impostos do tabaco cobria as depesas em saúde provocadas pelo mesmo..... A resposta dele foi esquiva, mas foi um NÃO. Portanto amigos... Já pensaram que um dia, porque alguem tinha uns certos vícios e comportamentos de risco, pode não haver vagas para vós no hospital.. (não como profissionais, mas como utentes)LOL Já estivemos mais longe desses dias... Acima de tudo, deve ser o utente o principal responsável pela sua protecção da saúde! (Este comentário fez com que eu fosse persona non grata numa certa faculdade, e qual é o meu espanto quando anos depois, vejo os gajos que me queimaram a defender esta ideia... LOL)

bjs e abraços

PS: o útlimo maço que comprei, mandei-o fora depois de 2 cigarros. Comprei-o na Praia Grande e assim que cheguei a casa foi para o recipiente verde... Bela noite essa! ;)

Anónimo disse...

"If you really want to stop smocking, just stop. No ands, ifs or buts."
Ass: B.C.

Paty disse...

Eu não fumo, mas de há uns anos para cá, às vezes tenho vontade de fumar. E já percebi que tenho vontade de fumar quando algo descarrila na minha vida, quando alguma coisa não está bem.
E como eu sou uma rapariga inteligente (como diz o meu pai), tenho resistido a essa tentação sempre que ela surge (felizmente surge raramente)

E agora pensando bem, eu não tenho vontade de fumar, tenho é vontade de mudar que se reflecte na vontade de fumar...Mas aí estaria a mudar para pior, por isso, mesmo que alguma coisa esteja mal na minha vida, o melhor é ficar quietinha e não fumar. QUE CONFUSÃO, mas a minha cabeça é mesmo assim!

Anónimo disse...

Vicio? Vocês não sabem o q é vicio!!!
Não cliquem neste link...

http://www2.uol.com.br/fliperama/gamesonline/flower_power/index.html


Nãããoooo!


Alex U(alguém sabe pq o acesso está tão lento hj??)

Nux@ disse...

Paty, estás "louca"......................................................................................................................................................... Beijocas

ENRESINADO disse...

Tabaco... fumar... cigarros... haverá algo melhor que descreva a estupidez humana?

Enfim, um fumador é:

1. Uma pessoa sem personalidade! (as razões pelas quais se inicia o vício, revela isso mesmo)

2. Uma pessoa irresponsável!

3. Uma pessoa burra!

4. Uma pessoa... ASSASSINA! (quantos fumadores passivos morrem por este mundo fora?!)

5. Uma pessoa... poluidora!

6. Uma pessoa egoísta!

Enfim... não é pessoa!

Tenho que pedir desculpa pela frontalidade? Penso que não...

Também mais uma vez estou surpreso com a hipocrisia de algumas pessoas, mas infelizmente o mundo é isto mesmo...

ENRESINADO o antitabagista.

Anónimo disse...

Eh lá!! Então flores?
Peace and Love!
Já vi q este assunto do lume na boca, é quente para algumas pessoas.
Eu pessoalmente, como alguém q em toda a vida só fumou dois cigarros e alguns Cohiba confesso que nunca senti especial apreço pelos pregos de caixão (vulgo cigarros).
Acho contudo q qualquer forma de fundamentalismo é perigosa.
Serão todos os fumadores então imbecis desprovidos de personalidade, e sem força de vontade?
Acho q basta pensarmos alguns segundos para q nos ocorram dezenas de ilustres personalidades q se distinguiram em todas as areas de conhecimento e q eram ( e são) fumadores.
Da ultima vez q vi, as adições, onde se inclui o tabagismo, eram consideradas formas de doença. Já se demonstrou q existem pessoas q geneticamente são mais propensas a determinadas formas de adição q outras (há pessoas q conseguem deixar d fumar d um momento para o outro, e outros q levam anos a tentar, mais q um mérito de força de vontade, é uma caracteristica biológica)e já se provou tb q a adição provocada pelos tabacos comerciais (graças a todos os maravilhosos aditivos q as tabaqueiras investigaram e desenvolveram) é superior á da heroína.
Os imensos malefícios do tabaco são hj mais q conhecidos tal como certamente ainda existem fumadores q não respeitam os demais e fumam qdo e onde lhes apetece, mas esta autêntica cruzada q s realiza hj em dia contra os fumadores roça os limites do fanatismo.
Não será o alcóol igualmente pernicioso? Não morrem todos os anos milhares de pessoas nas estradas por causa de condutores alcoolizados? Não estará o alcool fortemente associado à violência doméstica e maus tratos infantis? E baixo aproveitamento escolar, etc, etc?
Fará isso de mim um imbecil por beber ocasionalmente cerveja ou um Moscatel?
E o sedentarismo? Não será também responsável por muitas mortes? E uma alimentação pouco saudável? E uma personalidade tipo A?
As vezes pergunto-me se o q o futuro nos reserva é uma sociedade em q já não há espaço para as liberdades individuais e para o livre arbitrio.
Daqui a uns anitos, provavelmente, quem não fizer exercício 3x por semana, comer mais q um chocolate por mês, não fizer psicoterapia, comer carne mais q 3x por semana, não frequentar aulas de ioga, beber alcóol e fumar tabaco ou outras substancias perde o direito ao serviço nacional de saúde ou paga mais impostos !! (Aldous Huxley, onde estás!!??)
Será q nos espera um futuro em q fomos uniformizados a um só padrão de beleza, de alimentação, de diversão e comportamento?
Já estivemos mais longe.
Faz-me lembrar a anedota do gajo q vai ao médico e lhe pergunta:
-Dr, se eu levar uma dieta vegetariana, se não beber alcoól, se não fizer noitadas, s não fumar, s não practicar sexo, s não apanhar sol, acha q vivo até aos cem anos??
- É capaz, mas sendo assim, para q quer você chegar aos cem?

Eu por mim prefiro continuar a viver num mundo em q não somos todos altos de olhos azuis e loiros, em q todos temos as nossas qualidades e defeitos q nos tornam pessoas únicas, e sobretudo, em q respeitamos no outros o direito de viverem a sua vida como quiserem, desde q tb nos respeitem a nós.

Agora de volta para o berbequim, para o martelo e nivel de bolha de ar q tenho muita coisa pra fazer cá em casa!
(errr... leia-se martelo pneumatico, motoserra e rebarbadora! - sempre dá um ar mais másculo! LOL)

Alex ( o advogado do diabo)

Nux@ disse...

Pois Alex, eu assino por baixo tudo o que tu dizes, acho que estamos a cair no ridiculo ao desprezar os fumadores... Eu não fumo e lembrei-me deste post porque uma amiga fumadora disse-me: Estão a proibir-nos de fumar em vários locais(incluindo o hospital onde ela trabalha) e depois fazem salas de "chuto" nas prisões... porque não fazer salas de fumo nos hospitais?
Beijocas Claudia, eu vou continuar a ir "fumar" uns cigarritos contigo a escada(as escondidas), mas não te esqueças do objectivo da Dr. C.P.

ENRESINADO disse...

Alex, a tua opinião é tão válida como todas as outras que aqui estão, cada um tem a sua e ainda bem, porque é por isso que o mundo não se entorta...

ENRESINADO o mansinho.

P.S.: Não, não estou dar um tiro no pé. LoOL

Paty disse...

Alex tenho sempre que comer um bife antes de ler os teus comentários! Se fumasse diria que seria preciso quase um maço para me acompanhar até ao fim da leitura, LOL Quase que fazes concorrência à brinco de princesa. Mas como dizes coisas sempre muito interessantes, estás deculpado.
Confesso que desta vez, yupiiiii, embora não a 100%, estou mais de acordo com o "enresinated men"
Irritam-me solenemente as pessoas que perguntam "não se importa que eu fume?" E agora perguntam voçês: "Não é melhor perguntarem do que fumarem sem dar hipótese de nos manifestarmos?" Fosgasse, tanta publicidade aos malefícios do tabaco e do fumo do tabaco. É impossível existirem pessoas que ainda não sabem que os fumadores passivos podem sofrer mais do que propriamente os activos e tungas, saiem-se com a pergunta ridicula que não quer dizer mais do que: "Não se importa de ser um fumador passivo e que assim eu contribua para um possível cancro no seu pulmão e assim o ajude a morrer mais depressa?"
Claro que são pessoas e têm direito a fazerem o que quiserem com as suas próprias vidas, mas podiam ter um pouco mais de respeito pela vida dos outros. Acho eu.
Desculpem possíveis fumadores deste blog, mas concerteza que voçês o fazem de um modo respeitoso e portanto o q acabei de escrever não vos é dirigido...LOL
Aqueles que passarem por mim ños próximos dias e não me dirigirem a palavra, já sei...

ENRESINADO disse...

Deve estar para cair algum santo do altar... AHAHAH

E havia tanto mais para dizer, não fosse eu...

ENRESINADO o preguiçoso.

Paty disse...

Oh ENRESINADO, com tanto apelido quase que fazes concorrência ao multinicks tutifruti! Ahahahahah

Não resisto, ouve alguém com o nome começado em "A" e acabado em "X" com "le" pelo meio que me enviou uma sms a perguntar acerca de uma certa e determinada pessoa:"Ele é sempre assim ou morreu-lhe algum peixe?" LOLOLOL

ENRESINADO disse...

Bem em relação à concorrência, como diria aquele senhor de barba que se senta ao meu lado no emprego, preferia cagar um pé todo! LoOL

Quanto ao outro senhor, podes dizer que morreram todos e já agora pergunta-lhe em quanto ficou o despejo do depósito de gasolina que devia ter sido cheio com gasóleo...
Já agora diz-lhe que desejo que seja tão compreensivo no futuro, como é agora e que nenhum dos filhos que ele venha a ter, comece a fumar aos 12 anos... É uma triste realidade que acontece a muito boa gente e os faz mudar de ideias... :/

Já agora, vou revelar um bocadinho mais do meu personagem (sim personagem) que nasceu em 2001, numas férias em Porto Covo com um bando de malucos que por acaso são meus familiares e como diria um deles, com a da altura...

Pronto já chega, já disse mais do que devia, assim já percebe como eu sou... ou então não... :/

ENRESINADO o colibri.

ENRESINADO disse...

Paty flor, houve do verbo haver leva h ;)

ENRESINADO o corrector.

Óbelix disse...

Boas noites, ou devo dizer madrugada? eheheh

Eu falo em 5 vícios perniciosos: tabaco, bebida, droga, jogo e p...as! Sim porque também acho que há vícios saudáveis! LOL

Mas relativamente à questão de perder regalias do SNS, eu acho que terá mesmo de ser assim... Mais cedo ou mais tarde... Reparem, em França (acho que é, mas não tenho a certeza), quando se prova que um condutor circulava embriagado, a seguradora não cobre os danos dos terceiros nem próprios... Pode dizer-se que isto é incorrecto? Não me parece (só para o terceiro, eventualmente)... O condutor fica enterrado até à cabeça em dívidas e processos judiciais.... (eu chamaria a isto responsabilização!)

E na saúde... O orçamento é limitado, e assim sendo... há coisas que ficam para trás! o que fazemos? Quimioterapia e prestação de cuidados ao sr. X que tem cancro de pulmão e fuma desde os 12 anos, ou 5 operações às hérnias discais daqueles trabalhadores que por imposição das suas funções as contrairam? É que os segundos precisam de continuar a trabalhar, não?

Hoje pode parecer ridículo falar nisto, há cuidados para todos! Portanto todos vêm os seus cuidados prestados... Mas e em África???? Só tenho 150 vacinas para 1000 crianças, quem vacino? O que eu acho é que nós chegaremos ao paradigma pelo excesso de oferta de cuidados e respectivo preço....

E aquele Sr Dr. que diz aos seus doentes cardíacos: -o sr tem IMC de 30, emagreça que depois eu faço a cirurgia... E claro nas notícias, abriu telejornais! Reduziu em não sei quanto as listas de espera.... ÓOOO Pah....
Epá alguns de vós são enfermeiros... Até sabem o que se passa.... Para mim, ou temos um SNS, que é SNS, ou para brincar ao faz de conta não vale a pena.

Contudo, a minha análise baseia-se nos quatro príncipios gerais da Ética de Beauchamp e Childress (autonomia, beneficiência, não maleficiência, Justiça). E estamos a falar de justiça seguramente...
Justiça na distribuição dos cuidados...

Palavra chave: Cuidados Primários (abraço ao JL Nunes; hoje abriram as primeiras unidades de Saúde Familiares! Parabéns Amigo sei o quanto esse projecto é para ti!)

abraços

PS: eu agora percebo pq fui queimado na tal faculdade... é que ter este tipo de discurso com o Director Geral da Saúde não abona nada a favor de um indivíduo (5 anos depois desta minha guerra, actual ministro da saúde já repôs a verdade! O SNS é TENDENCIALMENTE gratuito.... Eu já estou a ler nas entrelinhas..... apenas isso....)

PS2: Paty, vai comer o bife....

Óbelix disse...

Bolas este post era sobre o tabaco, e de repente eu só falo de Gestão em Saúde....

Dah para mim... Tecla 3!!!

Desculpem co-bloggers, sou um chato quando o assunto me interessa...

Óbelix disse...

Então pessoal? ninguem "posta"??? nem bacalhau, nem atum????

Concordam com a comparticipação de medicamentos para deixar de fumar????

Multinicks Tutifruti volta!

AgenteAlves disse...

Estou bonito estou...

Nux@ disse...

Olá maninho, bem vindo... Tu ficas sempre bonito já sabes, mas vê-la se deixas o vicio(a pedido da tua maninha). Beijocas grandes

Anónimo disse...

Home da resina, como ex-aquarófilo (já la vão uns 15 anos) lamento q a peixeirada tenha morrido (as saudades q eu tenho das minhas mollys... dos meus guppys...)
Acena do depósito ficou em 15 euritos, mas ontem lá foram mais 70 para o motor de arranque- desvantagens de ter um carro do século passado! :)
Quanto ao resto acho q não descobriram a educação infalivel, à prova de tentações - se se é demasiado rígido- o fruto proibido é o mais apetecido e experimentam só por desafio, se se é demasiado permissivo - tá tudo na boa. Há-de haver ali um meio termo, quando chegar a minha vez vou tentar encontrá-lo (bater na madeira, com muita força!!!)


Gipsófila!!!
18 Linhas!!
Eh lá! Isso é quase tanto como nos outros posts todos juntos! :)

Alex

Unknown disse...

O seu olhar era vago, distante.
Não fixava um ponto, um objecto em particular.
Os seus olhos cansados captavam uma vez mais (uma última vez?) aquela luz indefínivel, que confere à cidade a sua mística única.
- Vou sentir saudades de ti, Lisboa.
Puxou mais uma profunda e demorada fumaça do seu Partagas.
Ficou por segundos a saborear aquele fumo espesso e aromático no seu palato.
Por entre sabor a madeiras nobres e travo amargo, as memórias, preguiçosamente, voltaram a desfiar-se uma a uma.
Aquele e outros charutos.
Aquele outros lugares.
Cheiros, sons, cores, ambientes. Engraçado como umas memorias se prendem nas outras. Como a do cheiro a cachimbo que ficou para sempre ligado aos serões de Inverno na casa do avô e às conversas a dois noite dentro. Como o ruído metálico do disparo da sua primeira Leica o remete imediatamente para a sua primeira viagem a Africa, para aquele cheiro único no ar depois da chuva da monção, como...
Não se preocupou em disfarçar o charuto aceso quando a enfermeira entrou no quarto.
- Outra vez Sr. Salgado!! Já sabe que não pode fumar dentro do hospital!
O deleite do seu cubano preferido e anos de treino a abstrair-se do meio mantiveram-lhe o sorriso candido no rosto.
A enfermeira lá o relembrou daquilo que não poderia esquecer. De que o seu fim estaria próximo, que o seu carrasco se encontrava ali, vermelho incandescente, entre os seus dedos.
Pelas palavras soltas que lhe atropelavam o evocar de memorias distantes, não percebia se o ameaçava, se o confortava.
Cancro... Metastizado, vai fazer uns tratamentos para reduzir... Falta de ar... A morfina vai ajudar... Vai estar confortável Dores...
- Tem de parar com isso Sr. Salgado, só vai piorar mais as coisas...
Não, não eram os charutos que lhe apressavam a estadia nesta vida.
Confundir aquelas folhas de tabaco que a gloriosa terra de Cuba vira nascer, o Sol secara e Fidel abençoara, com a vil mescla que vendem aos maços era como confundir um Barca Velha com um reles vodka de supermercado.
O seu carrasco eram os pecados do Homem, de que durante tantos anos fora testemunha e espectador silencioso.
Os vapores de mercurio dos garimpeiros da amazónia, o solo coberto de sangue na Somália, o smog irrespirável de Tienamen, os cadaveres que brilhavam à noite na Bósnia.
Memórias que quer esquecer e não consegue. Que se enrolam e prendem às que não quer largar.
O sorriso duma criança num campo de refugiados. Um saxofone que chora. A imensidão fascinante do deserto. O verde itenso do Amazonas. Uma taça de arroz depois de dias de fome. Uma voz de mulher. As planicies vastas da Patagónia. O som do silêncio.Um abraço sentido.
Um disparo da sua Leica. O seu inseparável Partagas.

A enfermeira sai.
Demora-se mais um pouco a beber aquela luz.
Começa a arrumar os seus reduzidos pertences no saco de algodão militar.
Como um velho elefante, sabe que a sua hora chegou.

Verá o por do Sol sobre os glaciares da terra do Fogo uma última vez.

Hamsterazul (fumador de Montecristo, ao ritmo que a carteira deixa)

Ps- Uma nota para a ausente.
Abrir de modo tão franco a nossa alma perante o mundo, requer coragem, mais ainda num meio em que muitos conhecem o rosto por trás da máscara. Em que as palavras nem sempre são lidas como foram pensadas.
Por outro lado, sei por experiência própria como é por vezes terapeutico vazar assim, com maior ou menor filtro, o que nos vai cá dentro, para os primeiros olhos ou ouvidos estranhos que encontramos.
Espero que regresse ao nosso convivio e que com o correr da pena espante as nuvens cinza que pairam (?)sobre os seus ultimos textos.
Para o recém chegado Alex, não sei se lhe gabe ou repreenda a iniciativa de abdicar de uma máscara. Este mundo dos blogs por vezes é ingrato, e nunca se sabe quem "tropeça" nestas páginas.
Espero que não se arrependa.


Até à próxima Lua, ou à próxima insónia

Paty disse...

Hamsterazul, FUMAR MATA mas a CURIOSIDADE também! Quem és tu???????

Anónimo disse...

Tenho pena de não conseguir ler todos estes post com atenção,~mas estar a teclar num computador que não é o nosso, e com as tecles todas fora do sítio, com um contador a preço de ouro e um mar deslumbrante à nossa espera, dificulta um pouco todo o processo de leitura!!!
Fumar.
Fumar.
Fumar.
Reconheço que sou fumadora, mas como costuma dizer: tenho sorte.
Sou uma fumadora que só fuma quando me apetece. Esporadicamente, quando os nervos e stress me pedem. Quando o prazer de um cigarro, se segue ao de um café especial. Quando a seguir a um aperitivo, se pede o tal cigarrinho. Quando se está em casa, não se fuma!!! Mas à varanda sim, quando se tem de entregar um trabalho no dia seguinte, e este ainda vai a meeeeio!!!
Fumo pelas mais diversas razões, deste os meus 17 anos, mas se passar meses, sem fumar, também não me ralo!!! Posso fumar hoje e apenas daqui a a mês... digamos que é um vicio pontual... Quando compro um maço, percebo o quanto o tabaco aumentou face ao maço anterior, e ainda bem!!! ~
Deixar de fumar é como fazer dieta, é muito dificil, e é preciso ter muita força de vontade.
Beijinhos...

ASS: brinco de princesa

Anónimo disse...

Adaptando algo q já alguém aqui disse antes, és um granda cromo, não és?? :)

Quem ñ deve ñ teme, e como acho q ñ tenho d m envergonhar do q aqui escrevo, tb ñ tenho prob em assinar no final. Mas acho q percebi o q keres dizer.

Dam...er... Paty!
Desafia a malta para uma jantarada! Pode ser q os coelhos saiam da toca!

Alex

Anónimo disse...

tenho pena de já não fumar, para tentar aquilo.mas a ti das vezes que te vi nunca te vi a fumar. o vosso blog continua o maximo
joma

bjecas disse...

Fusga-se ... fumei quase meio maço a ler os comentários à posta!

Também sei fazer aquilo do video ... e bolinhas de fumo também. Sabem lá o prazer que dá quando a bolinha sai perfeitinha.

Já me alonguei ... deixa acender mais um ... hum ... bem ... este vai com mistura!

\m/

Nux@ disse...

Então Joca, tens pensado no assunto? Beijocas

Nux@ disse...

Então Joca, tens pensado no assunto? Beijocas

Nux@ disse...

è que a vontade é tanta que "postei" duas vezes...

Nux@ disse...

Pois é, pelos vistos deixar de fumar é mesmo fácil, não Joca?

Já lá vai quase um mês...

Beijos e adoro-te