sábado, setembro 30, 2006

Ser feliz ou ter razão?


"Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar em casa de uns amigos. A morada é nova bem como o caminho que ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza a de que é à direita. Discutem.

Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há problema se chegarem alguns minutos atrasados.

Mas ele ainda quer saber:
- Se tinhas tanta certeza de que eu estava a ir pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais...
E ela diz:
- Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

MORAL DA HISTÓRIA
Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não.

Desde que ouvi esta história, tenho-me perguntado com mais frequência:"Quero ser feliz ou ter razão?"
Ah...e outro pensamento parecido, diz o seguinte: "Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."

Pensem nisso e sejam felizes."

30 comentários:

Óbelix disse...

Eu escolho ser feliz.. Aliás, acho que todos o escolhemos.. Mas como fazer para efectivamente o ser...
Há pessoas com um feitio muito complicado, há alturas muito complicadas, enfim... Todos temos os nossos dias... Contudo penso ser pacífico que existe um mínimo de empatia entre as pessoas para que possam ser felizes.

Há uns dias eu dizia a um amigo:
"-Como falas em ser feliz se pura e simplesmente não consegues conviver com a tua namorada no dia a dia??? Não passa uma semana que não discutam!" Como se pode pedir a alguem que seja governador do Banco de Portugal, se não consegue gerir o seu ordenado???

Há quem viva apenas com o sentido de ter razão, e tudo é uma guerra; a idade trás a serenidade, e a serenidade traz a felicidade... Digo eu, que não percebo nada disto... Há quem nem chegue lá com a idade... LOL Penso que a necessidade de afirmação, provém da insegurança interior... Um monge Budista (normalmente LOL), não reage de modo intempestivo.... E daí... Será um monge Budista feliz? LOL

O que quero colocar em discussão, é se ser feliz e ter (SEMPRE) razão é compatível.... Por outro lado, também não devemos anular-nos. Há batalhas que são mais decisivas para ganhar a guerra que outras... Temos de saber quando é preciso afirmarmos a nossa razão, e saber quando isso não interessa....

bjs e abraços

Anónimo disse...

Ser feliz e ter razão...
Quando eu julgo ter ra~zão, e quando as hipóteses são bastante probabilistcas para a positiva porque hei-de-me calar? Para ser feliz? Dar a razão à outra pessoa, é ser feliz? Ou será uma forma de aumentar o ego da pessoa que está connosco, pensando que ela é que estava certa e que nós é que estávamos errados,..., que ela é que teve a capacidade de nos convencer de que estávamos errados,... Não será ela que fica feliz por achar certo, algo que está errado?

Ass: Brinco de princesa

Anónimo disse...

Ser feliz... será que nos dias de hoje ainda existem pessoas que acreditam que existe felicidade plena?? Eu acredito em momentos de felicidade.. há dias melhores,outros piores..agora felicidade continua é apenas uma utopia! No mesmo minuto podemos estar tristes, felizes,zangados e animados.. Por exemplo sexta feira as 18h..estamos contentes porque o fim de semana se aproxima,mas aquele chato que está à nossa frente na fila de transito não há maneira de arrancar com o carro, e a chuva que não para de cair estraga toda a possibilibilidad de ir tomar um cafe mais logo à esplanada porque hoje ate nos podemos deitar mais tarde!! afinal que mescla de sentimentos não passa neste instante?? Por isto quando me perguntam és feliz respondo com um sorriso: vou lutando para conseguir os meus momentos de felicidade!! e por vezes o ter razão é um grande momento

Ass: Açucena

Anónimo disse...

Ora aí está um tema bem real. Ser feliz! ou ter razão! Varia, em minha opinião, no modo como as pessoas vivem e gerem os seus objectivos. Uns querem ser felizes, sem magoar os outros, sempre de peito aberto, desejando ajudar mas querendo tão pouco para si mesmos (apesar de quase sempre, quando algo pedem, lhes ser sempre negado ...), outros querem ter razão, vivendo para cumprir objectivos, sem olhar a meios para fazerem prevalecer a sua posição por medidas de força, atitudes injustas e irrefletidas, levando a prejuízo de relacionamento, mal estar, injustiças. Diz o ditado que no meio é que está a virtude! Mas no meio de que? do mal ou do bem??? da injustiça ou da verdade?? Sejamos honestos, verdadeiros, reconheça-mos o valor e sacrifícios que alguns fazem para o bem do grupo/comunidade e tudo isto será menos penoso e bem mais agradável. Não façamos ameaças que sabemos não serem necessárias. E concordo com o outro pensamento, que diz o seguinte: "Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."!!! Os meus amigos acreditam! Aos meus inimigos, não percam tempo e vivam a vida, façam novas amizades (se é que verdadeiramente têm alguma pois me parece serem amizades de puro interesse ...) e tudo irá ser mais cor de rosa. AQUELE ABRAÇO.

Anónimo disse...

Se sou feliz ?
Não.
Apenas nasci já a sorrir.

Nux@ disse...

Entre ser feliz e ter razão perfiro as duas...
LOL
Eu aprendi a ser feliz!!!!!
Beijos

Nux@ disse...

Marcelo!
Assino por baixo... e digo mais eu acredito.
Aquele beijo...

Anónimo disse...

Raramente os fins justificam os meios. Nem só de objectivos vive o homem. É necessário algo mais. A sede de poder, o desejo desenfreado de fazer prevalecer as ideias proprias, a necessidade de incutir o medo, a repressão, pode levar a medos de solidão, há necessidade de ter sempre alguêm submisso, amordaçado. Até ao dia em que o submisso acorda e se apercebe que o mundo não gira em torno do outro mas sim do sol, em todo o seu esplendor, com toda uma panóplia de estrelas, planetas e outros. Crescer é difícil, viver não é fácil, ter amigos verdadeiros é uma pérola. Não tenhamos medo de nos dar, pois vamos concerteza receber algo de que tanto necessitamos mas que por vezes não temos porque nos da-mos à situação errada e ficamos desalentados qdo descobrimos que afinal a terra gira sobre si mesma ... mas em torno do Sol, e o sol está mesmo ao nosso lado só temos de o deixar beijar-nos e aquecer o nosso corpo, envolvendo-nos com suas caricias e amizade.
AQUELE ABRAÇO.

Paty disse...

Marcelo, estou orgulhosa de ti! Concordo com tudo o que disseste, apesar de achar que a maneira como tu ecreveste pode fazer as coisas parecerem mais fáceis do que realmente são. Há situações na vida que nos obrigam a lutar por mostrar que temos razão, o que nem sempre nos traz a felicidade de imediato mas acredito que possa trazer a longo prazo!

O texto que postei relata uma situação trivial, comum, e penso que pretende demonstrar que há pequenas coisas pelas quais não vale a pena lutar, porque o bem que podem trazer se ganharmos a razão é muito inferior ao mal que podem provocar pela maneira como o fazemos: a discutir!

Outra das coisas que aprendi com aquele texto e que acho que muito bem se aplica à vida de cada um de nós, é que a maior parte das vezes só aprendemos fazendo e, se for preciso, errando! Quantas vezes nos dizem: "não faças isto, não vás por aí, olha que vai acontecer isto e isto..." A vida é feita de tentativas e erros e por mais que me digam que temos que aprender com a experiência dos outros, eu acredito que a aprendizagem é muito mais eficaz se for feita com os nossos próprios actos!

Claro que isto é tudo muito subjectivo!

Óbelix percebes agora quando te digo que posso estar a cometer o maior erro do mundo mas tenho que tentar porque é nisto que eu acredito!?! E tu como meu amigo tenho a certeza que estarás lá para me dares os parabéns se conseguir ganhar esta luta, ou para me apoiar se perder...

Beijocas a todos

Anónimo disse...

SER FELIZ É O OBJECTIVO DE TODOS.
TER RAZÃO TAMBÉM...
O PIOR É QUANDO DEIXAMOS DE TER RAZÃO E DE SER FELIZES...
O QUE SE FAZ?

Óbelix disse...

Hmmmm Gostava de dizer uma coisa:
"Os grandes gestos espantam, os pequenos convencem"

Basicamente é isto.... Basicamente é este o caminho... Um tijolo ou um grão de areia em si não são grande coisa... Mas em grande quantidade, com ferro e cimento.... O limite é a imaginação!

Paty... Vou contar-te uma história...

Ceto dia uma mãe dizia à sua criança: -Não toques na cafeteira que está quente! -mas a criança insistia, de modos que levava uma palmada na mão para o não fazer.
Certo dia o pai decidiu ensinar à criança o que era "quente", e deixou que a criança se queimasse... Não ficou com marca, não morreu, mas chorou.... Mas o mais importante: APRENDEU!

Quando te digo o que digo, é apenas porque já me "queimei" LOL Como poderás saber o que é "queimar" se nunca o viveste? Seja como seja far-te-á bem... E bem sabes que estarei lá... Whatever that means! :)

bjs e abraços

PS: Qd deixamos de ser felizes e de ter razão, fazemos RESET.... Start again.... Ou não!

Óbelix disse...

De repente lembrei-me de um poema, mais velho que o c...ar, coiso! Sobre flores...

Dedico a vós, "frores" deste "beuogue", a todas as que aqui participam!

The roses are red,
The violets are blue,
The sugar is sweet,
And so are you!

Be Happy!

UM BJ MUUUUUITO MELOSO.... LOL

bjecas disse...

Foi aqui que pediram um intransportável?

\m/

Paty disse...

Aqui mesmo, bjecas!

Unknown disse...

I will bring you flowers in the morning
White roses as the sun begins to shine
Sweet perfume in tiny jewel caskets
If I thought you'd ever change your mind

I would take you where the music's sweetest
Feed you winter fruits and summer wine
Show you things you only read in story books
If I thought you'd ever change your mind

I will bring you happiness
Wrapped up in a box and tied with a yellow bow
I will bring you rainbow skies
And summer rain to make your garden grow
And in the winter snow
My songs will keep you from the cold

But what use of flowers in the morning
When the garden they should grow in is not mine
And what use is sunshine if I'm crying
And my falling tears are mingled with the wine

I will bring you happiness
Wrapped up in a box and tied with a yellow bow
I will bring you rainbow skies
And summer rain to make your garden grow
And in the winter snow
My songs will keep you from the cold

I will bring you flowers in the morning
White roses as the sun begins to shine
Winter fruits and summer wine
Sweet perfume and columbine
If I thought you'd ever change your mind
If I thought - you'd ever - change your mind...

Dedicado a quem, como eu, tem muitas dúvidas e frequentemente se engana.

Enquanto a Lua Cheia não volta, e com ela a inspiração, fico-me pelo plágio...
Até lá alguém faz anos, espero que tenha um dia feliz.

Hamsterazul
(a olhar para um anjo que dorme, enquanto os primeiros raios de sol espreitam pela janela)

Anónimo disse...

Manhã para se feliz

Esta é uma manhã para ser feliz
em um lugar, de algum modo,
é uma manhã para ser feliz...

Esta é uma manhã para dois, para dois juntos
abraçados e tontos, num remoinho
não como nós, eu aqui, diante do sol, das árvores,
de tudo envergonhado porque estou sozinho...

Esta é uma manhã que me fala de ti, nas nuvens,
na transparência do ar,
neste azul do céu, imaculado,
na beleza das coisas tocadas de sonho
e imaturidade...

Uma manhã de festa
para ser feliz de verdade!
Esta é uma manhã
para te Ter ao meu lado...

Quando Deus fez uma manhã como esta
estava com certeza apaixonado...

SER FELIZ é só isto juntamente tudo que o marcelo escreveu, ou mais na nossa realidade... a razão onde anda...

razão
Toda a gente lê razões,
qual a razão de ser
para estas razões
inúmeras enumeradas
por todas as razões?!
Haverá razão possível?


beijos e abraços para todos

Anónimo disse...

Agradou-e a leitura das respostas ao blog...pois a escrita está delicada e sincera.
A razão, como disse anteriormente, quando sabemos que é nossa, não devemos ter medo de a defender, sem magoar, é claro. Dar essa razão à outra pessoa, quando ela não a tem, não será inferiorizá-la, acreditando em algo que não é? Estupidificá-la? Se alguém julga algo errado, e se temos a resposta do que é correcto, porque não ensinar? Ou aprender....
Ser feliz...
Ser feliz, é sempre efémero. É temporal.
Ser feliz é uma gargalhada sem limites, até doer os musculos todos !!! Ser feliz é tremer por dentro, quando se olha para alguém de que se gosta... Ser feliz é ter um brilho diferente nos olhos... é dar tudo isso aos outros, sem se aperceber.
Mas nem sempre estamos a rir, ou a tremer, ou de olhos brilhantes...
Por vezes, estamos felizes, discutimos por banalidades, e terminamos a conversa com insultos...
Por vezes, estamos tristes, alguém nos olha e adivinha o que queremos ouvir, explica que estamos errados, ou certos... e devolve-nos o brilho da vida...

Ass: Brinco de princesa.

Anónimo disse...

Os pensamentos têm o seu sentido, devem ser seguidos pelas experiencia de cada um, mas que é um facto é que ser feliz é mais dificil do que ter razão !!!!!!

Anónimo disse...

Trata-se de uma questão de seguirmos aquilo em que acreditamos!!mas nem sempre o que dá certo,é o que realmente é certo!Já agora...porque é que foi a mulher a ter a razão??Será porque realmente estamos sempre com ela???!!ehehehehe

Paty disse...

Bom amigos, vou ausentar-me uns dias...mas poucos! Prometo voltar em breve e com um novo post.
Beijinhos a todos,

Fui

Nux@ disse...

Paty, tu só te ausentas uns dias eu vou de férias... Toma conta do blog que eu vou tentar tomar conta de mim... Beijos e abraços... Carla mantem o tele~móvel sempre ligado, posso precisar de ti...
Vou tentar ser Feliz!!!!!!

Nux@ disse...

ERRATA-onde se lê tele~móvel, é para ler telemóvel

Anónimo disse...

nuxa a gente com sorte, boas ferias .

beijos

o iluminado disse...

Quando chegarem todos de férias, não se esqueçam que têm um intransportavel para ir buscar...

Óbelix disse...

Mas afinal quantas vezes é que esta gente tem férias durante o ano??? Há bons empregos há.... Coitado do intransportável! Que seca que vai apanhar...

bjokas cuidado com o trânsito...

Anónimo disse...

é tem que fazer " AS MUMIAS " para o ZERO

beijos

Unknown disse...

Offtopic

Terminada a dominical leitura dos semanários (e sua multiplicidade de suplementos), não sentindo ainda o chamamento do filho de Hipnos, faço "zapping" por tudo o que encontro à mão e que se possa ler.
Detenho-me numa página de uma das chamadas "revistas sociais".
O horóscopo.
Não acredito em astrologia com a mesma convicção com que muitos não acreditam em bruxas...
Este tipo de página exerce sobre mim o mesmo tipo de fascínio que as do obituario de jornal diário exercem sobre a minha mãe.
Uma vez perguntei-lhe porque as lia.
"Para ver se não estou lá"
Talvez a razão porque me detenho naquela página, para ver se estou, ou não, lá.
Eu, que não acredito em Deus, à procura numa frágil argumentação sobre planetas e órbitas de explicações para o que não consigo explicar.

A maior parte das vezes apenas encontro matéria com que saciar o meu cepticismo sobre o assunto.
Desta vez, contudo, detenho-me sobre um parágrafo.
" Signo da Semana - Balança
O Nativo de Balança é muito romântico, ama intensamente e vive as paixões como ninguém. Necessita de sentir o contacto com a pele, de ternura."

Será que encontrei finalmente a minha cara no obituário?

A ter fundo de verdade, estará talvez encontrada a razão para conhecer tantos em profissões ligadas à saúde, ao cuidar, ao contacto directo com o outro.
Precisamos de sentir o contacto com a pele, conhecemos o outro pela ponta dos dedos...

Hamsterazul
(assíduo leitor de braile cutâneo)

Anónimo disse...

Voltando AO ASSUNTO DO POST

Diria q mais difícil q ter razão é, por vezes, ñ a ter... Saber perder, mesmo q uma discussão, é uma virtude q nem toda a gente possui.
Mas mesmo para ganhar é preciso sensibilidade. Ganhar uma discussão deve ser tornar claro a lógica de um argumento, não humilhar quem discorda de nós, até pq nunca s sabe quando a mesa s pode inverter.
Como uma chefe me ensinou há alguns anos, há q saber mostrar q a pessoa está errada, mas ao mesmo tempo deixá-la "salvar a face" .
" Tb já tive essa dúvida, mas depois li um artigo em q..." , " Esse ponto de vista parece lógico, mas repara bem..."
Por muito importante q seja um assunto em debate, nunca é mais importante do q a dignidade da pessoa q o está a debater connosco, e s nos esquecemos disso damos por nós um dia sozinhos, sem ter com quem falar.
Se fosse dado a interpretações pseudo-freudianas até poderia dizer q o querer ter sempre razão a todo o custo poderá ser sinal de muita insegurança interior, mas deixo essas análises para outros(as).
Qto ao offtopic do ratoportista, epa, muito sinceramente, acho a astrologia uma treta pegada.
Que um planeta nos reconditos do sistema solar, pouco maior q a nossa lua nos influencie comportamentos parece-me muito rebuscado. E agora q plutão já não é planeta? Vão re-escrever as cartas astrais dos últimos anos?
Eu q também sou balança (eh lá!? coincidências do catano!)não me revejo em metade do q leio sobre o signo, e acho q a outra metade é uma questão de sorte (dizem tanta coisa q alguma há-de acertar...).
Agora como material recreativo acho os horóscopos o máximo. De duas em duas semanas é suposto encontrar mais uma alma gémea e pelo menos uma vez por semana surgem-me excelentes oportunidades de negócio...
Tenho de andar mais atento! LOL

Alex
(o céptico)

Anónimo disse...

O meu melhor amigo tentou ensinar-me que em uma discussão, se perde a razão quando nos exaltamos. Porque perdemos a perspectiva do assunto em causa.
Logo, a razão como tudo na vida é relativa. Se hoje o caminho é virar á esquerda, amanhã pode ser á direita (sem conutações partidárias obviamente).
Acima de tudo e independente da razão, o bom senso deve prevalecer.
A própria felicidade é relativa. Quem tem razão é feliz por demonstrar que a tem? Mesmo que isso provoque sentimentos de desconforto em terceiros? Não será a felicidade um equilibrio de bem estar a todos os niveis? Mesmo a nivel social? Que felicidade poderemos ter quando criamos sentimentos de recentimento em terceiros, que eventualmente por esses memsmos sentimentos, nos poderão criar momentos de infelicidade.
Quem tem razão no conflito entre palestinianos e israelitas? Numa eternidade de tempo que este conflito se desenvolve, o que se conseguiu para além do sofrimento e ausência de felicidade dos inocentes "apanhados" no meio da loucura dos senhores da razão?
Se hoje é verdade, amanhã é mentira. Mantenham as portas da mente abertas a todas as perspectivas, porque mesmo que vos pareçam descabidas, todas têm um fundo de verdade, mesmo que a lógica do "outro" vos pareça incompriensivel.
Até porque perceber o outro, ajuda-nos a demonstrar que temos razão. hehehe just kiding!!!

Irnoman returns ;)

Anónimo disse...

Ora aqui está á dinamica mais interessante imediatamente a seguir ao sentimento AMAR! SABER SER FELIZ... Por vezes a razão é inimiga da compreensão, esperar pelo momento certo de expor os nossos pontos de vista é uma virtude. Revela assim o nosso bem querer... qual malmequer teimoso no mal ... Pedir desculpas evitam-se, mas quando não for possivel é uma qualidade e nunca um defeito.Beijocas e sim nunca te justifiques em demasia pois os inimigos adoram ver-te cair em lamentaçoes. Ideia louca amiga