segunda-feira, julho 03, 2006

As nossas flores!

Margaridas:
De origem asiática e europeia, as Margaridas são flores campestres que crescem próximas ao solo, medindo até 60 cm de altura. Gostam de sol com clima ameno ou frio e florescem no Outono e no Verão. As Margarida são as flores mais utilizadas na brincadeira do "bem me quer, mal me quer", brincadeira essa que teria sido criada na Idade Média. A última pétala é a que vai indicar se a resposta é sim ou não. Em inglês, as flores Margaridas são conhecidas como daisy, de day´s eye que significa olho do dia, uma alusão ao movimento que elas fazem ao se abrirem e fecharem com o sol. As Margaridas, com suas cores e seu perfume, abrilhantam os jardins com a sua volumosa folhagem cheia de flores. São originária das zonas moderadas do hemisfério do norte, onde predominam com a sua beleza na ornamentação dos jardins. Florescem geralmente durante uma longa estação, que vai desde a Primavera até ao início do Inverno. Para favorecer a floração contínua das Margaridas, é sugerido que se retirem as flores secas regulamente. A Margarida representa inocência, pureza, lealdade, simplicidade, confiança, virgindade e criatividade na hora da dúvida.

Malmequer:
Também identificada como calêndula, é conhecida como Malmequer, pois, assim como a Margarida, é muito usada na brincadeira do "bem me quer, mal me quer".
É uma herbácea originária das Ilhas Canárias e região Mediterrânea, com 40 a 60 cm de altura, que possui flores pequenas e muito duráveis. Sua coloração gira em torno de tons amarelos e alaranjados. Floresce anualmente e é cultivada para flores de corte, em jardins ou em canteiros, com terra bem preparada e incorporada a um bom material orgânico. Suas delicadas flores são pequenas, reunidas em ramos, simples ou dobrados, bastante duradouras, com várias tonalidades. Multiplicam-se por sementes que devem ser semeadas no Outono para florescerem no Inverno e Primavera, quando será reconhecida como a maravilha do jardim. Representa a juventude, a sensibilidade, e atrai os amores adolescentes. Quando utilizada para presentear pode também significar uma questão: “Mal me quer ou bem me quer?”

1 comentário:

Anónimo disse...

Margarida filha, com tantos atributos ainda te casas com o filho do Bento XVI! Sim filho do Bento! Chamam lhe o papoila! Percebes a piada, dizem que a religião é o ópio do povo, logo o filho do Bento "dormideira" tinha de ser "O PAPOILA"...
Deixando de brincadeiras... As margaridas são as flores mais lindas da oncologia, perfumam a vida dos nossos doentes e dão cor a esta sala que em certos dias mais parece um deserto de pedras (eu e o Luis "Peixe"). Um abraço e um bei... ops não pode ser que a miúda tem namorado!!!