domingo, dezembro 03, 2006

"SENNA"










Nenhum outro animal compartilhou tanto com o homem quanto o nosso cão doméstico. Na verdade, nos últimos doze mil anos essa espécie trocou a sua liberdade por uma relação incerta com a espécie humana.

A amizade entre o homem e o cão alcançou o ápice da nossa experiência. O animal foi um silencioso e nunca festejado companheiro no início da era do Homo Sapiens. Mais tarde, rotulado como um objeto desprezado de superstição, foi chamado de "lobisomem", ou coisa pior, mesmo tendo desempenhado ações relevantes, como parceiro e companheiro amado.

Mesmo desprezados, explorados ou acariciados, os cães continuaram nossos mais leais companheiros. Eles caçam, divertem, fazem companhia, vão à guerra e têm sido ao mesmo tempo usados e recompensados por algum e raro ser humano.

Mas por que os seres humanos gostam de cães? Quando pequenos são engraçadinhos? Quando adultos dão-nos segurança? Os com pedigree são símbolos de status? Porém, ultimamente, amamos os cães porque eles simplesmente nos amam.

A nossa amizade com os cães é uma relação simbiótica, que desafia a explicação racional. Esse animal talvez seja uma criatura selvagem a ser domesticada e acariciada, um espelho que reflete as nossas principais emoções, um participante dos nossos lamentos, um ser que contribui para a nossa felicidade ou um portador de paz.

Não sabemos porquê que os cães nos amam, seja o seu "dono" rico ou aquele que dorme a céu aberto tendo como seu anjo da guarda ao seu lado, o cão. Parece que esse desconhecimento nunca vai ser revelado ao ser racional. Para isso, teríamos que ser altruístas o tempo todo. Impossível. A nós, pensadores e tão cheios de explicações lógicas, o que resta é admirar esse desconhecido e respeitoso mundo animal.

Este texto é dedicado àqueles que amam os animais e, por conseguinte, à própria vida. Dentro de um cão existe uma escuridão pra se ler...


(O Senna ficou com os avós porque o pai não quis dividir o poder paternal comigo...)


22 comentários:

Lola disse...

Olá
Também gosto imenso de animais.
O Sena é liiiindo.
Conheço uma Caracolinha que tem o Freud, um cão muito especial.
Se quiseres passa por lá.

http://snailetale.blogspot.com/
Beijinhos
Lola

Anónimo disse...

Este texto fez-me lembrar algo que li, já nem sei onde, e que resumia a relação do homem com os cães e gatos. Era mais ou menos assim:
O cão, perante o homem pensa - ele dá-me de comer, dá-me um lar, dá-me amor,brinca comigo, protege-me:
É o meu Deus!
O gato, perante o homem pensa- ele dá-me de comer, dá-me um lar, dá-me brinquedos,dá-me o seu amor:
Sou o Deus dele!

E realmente, salvo raras excepções, os cães dedicam-se ao seu dono com a sua fidelidade lendaria, às vezes independentemente dos maus tratos que recebem, enquanto que os gatos são sempre uma espécie de "principe" da casa, que faz o que bem lhe apetece, que deixa que demos umas festas quando lhe apetece, e que quase que nos olha de cima para baixo...

Alex
(eu gostava era de ter um zoo!)

Anónimo disse...

Olá sobrinho com pêlo!!!
Quero deixar uma lambidela ao Sena que é um querido e deve estar cheio de saudades da tia...

Nux@ disse...

Quem me conhece sabe que eu adoro animais, sempre convivi com cães desde que me lembro... o primeiro cão que tive devia eu ter dois anitos e chamava-se "Benfica".
Sabem como é que eu andava a passear com ele?- com uma linha de cozer a máquina, sim daquelas muita fininhas, e incrível ele não a rebentava.
Mas não é só de cães que eu gosto...
Adoro todos os animais e os meus pais que digam... levo tudo lá para casa...

Beijocas

Anónimo disse...

Ehehe ó nuxa tens de abrir um zoo....
Eu tb gosto muito de animais, alguns nem tanto, tenho algum medo até, mas de cães gosto muito ..(quer dizer, se forem muito grandes ja nao gosto la muito...lol) Tenho pena de nao ter nenhum, mas nao tenho espaço para o ter!!!
O senna e muito lindo!!!!

Beijinhos

Óbelix disse...

Olha, um cão windo windo!

Gosto muito de animais, tanto que não tenho nenhum, porque entendo que não tenho o tempo necessário para dedicar.

Quer dizer, tenho dois canários... O "Pardal" e o "Cenoura" (mas a interactividade com pássaros é limitada... quer dizer a Teka interage mto com as pessoas não é Beta? tenho uma foto com a Teka na cabeça).... Gosto de acordar com o canto deles! E lá no quintal anda um melro! Nesta altura do ano cantam imenso! E começam a cantar muito cedo! É excelente!

Bjs e abraços

Anónimo disse...

Pois a interactividade com passaros digamos que é assim muito limitada....pronto eu confesso, saio a minha irma que nao gosta muito de passaros e coisas com asas!!!!! :)
A tua foto com a Teka esta excelente!!!! ;) E eu cada vez que me lembro de eu a fugir!!! ;)

Beijocas

o iluminado disse...

Que "Senna" meu...

bjecas disse...

Já me disseram que as azeitonas também são bastante amigas do homem ... ou era da mulher?...hum... acho que era dos dois...

\m/

Anónimo disse...

Azeitonas? Amigas do homem? LOL

BJS

Nux@ disse...

Não tentes perceber Beta, é uma longa história...

Nux@ disse...

Pois pois, menina Paty, já voltou de férias e nada de dar sinal no blog... e depois sou eu.

Beijocas

AgenteAlves disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
AgenteAlves disse...

O "SENNA" eh um espetaculo.. tem aproximadamente 2 meses e tem um caracter daqueles.. :) e uma disposição daquelas... faz-me lembrar outros dois "SENNA" que conheci... Um deles o meu idolo de sempre(Ayrton Senna da Silva)... o outro um Serra Da Estrela que Nux@ me ofereceu ha uns anos... Ambos partiram de forma estranha deste mundo... e na minha vida não ha quem os substitua...

Um beijo... um abraço... ou ambos pra quem merece.. :)

Paty disse...

Olá a todos!

Este post está realmente magnífico e o Senna é mesmo muito Lindo!

É bom saber que existem pessoas como nós, que compreendem que é possível amar um cão e que estes merecem ser tratados tão bem como os seres humanos (e melhor que alguns seres humanos).

E por falar nisso, está a fazer um ano que o Sebastião partiu... E ainda hoje eu sinto a tua falta, meu amor! Foram os 5 melhores meses e nunca, NUNCA te vou esquecer. Fizeste e farás parte da minha vida e de mim para sempre...

Anónimo disse...

Repto à nuxa:
Qual foi o animal mas estranho que já levaste para casa??
(namorados não contam! -Just Kidding! :) )

Por mim acho que foi um Sardão, na altura a minha mãe até reagiu bastante bem, tendo em conta que ele fugiu e andou lá pela cozinha um dia ou dois...
(para quem não vê o National Geographic o Sardão é uma espécie de lagarto que só existe na Peninsula Ibérica)

Alex

Nux@ disse...

Alex,
acho que nunca levei animais estranhos lá para casa...
Já adoptei, cães(bués), piriquitos, grilos, coelhos, garnizos(cócós, ou galinhas pequeninas) e galinhas, sardões, melros, uma gata que só tinha 3 patas, um papagaio(o Zé), hamsters, e não me lembro agora de mais nada... mas de certeza que há mais alguns.

Gostava mesmo muito, mas mesmo muito era de ter um BUFO REAL...

Se eu pudesse dedicava-me só aos animais não racionais e a um ou outro racional... LOLOLOLOL

Beijocas Alex

bjecas disse...

Já recebi um Bufo Real ... por mms!

\m/

Caubói M@ss@ disse...

Sempre ouvi dizer que mais vale um animal racional na mão do que dois irracionais a voar!
Para o Sena umas festas no pelo, pois ele é o filho peludo que eu nunca tive!
Beijo Florinuxa!

Anónimo disse...

Ora bem, a minha contagem fica-se por( a ver se não me esqueço de nenhum)
:
- Um cão ( o primeiro e único- rafeiro e chamava-se Benfica- não se riam tinha seis anos era isso ou snoopy... LOL)
- Uma gata siamesa (teve o infortunio de la ter ido parar pouco depois do cão, e por incompatibilidades de feitio la foi recambiada para uma tia)
- Hamsters (cheguei a ter 70 - sim s-e-t-e-n-ta - é muita gaiola!)
- Guppys e mollys (cujo aquario veio depois a servir de reptilario para lagartichas e sardões)
- 2 Ratos cangurus
- 1 rato branco de laboratorio
- 2 Esquilos (ambos conheceram fins tristes... mas isso é outra história)
- Pombos e rolas (uma meia duzia)
- Piriquitos
- Coelhos (dos que se comem- o meu primeira dilema ético na infância... ;) )
- 1 porquinho da india
- Grilos
- Melros, pardais, popas
e bichos que curtia ter quando era puto:
Coruja das torres ou um lince...

Bicho q curtia ter agora:
Bosque da Noruega (só porque não é preciso ir levar a fazer chichi à rua)
Se não fosse enfermeiro e nao trabalhasse por turnos ( e vivesse num sitio com campo por perto):
Labrador ou um golden retriever

Beijocas a todos os animal lovers


Alex

Nux@ disse...

Alex e eu a pensar que era a taradinha dos animais!!!!

Fosga-se...

P.S. O Senna já pesa 7,5kg, digamos que em oito dias engordou 1,5kg... o Maroto é que não está a gostar muito da conversa...

Unknown disse...

Quem não acredita no amor incondicional e para a vida toda:
- Arranje um cão

Hamsterazul

PS: quem me explica porque, quase sempre, os vilões têm gatos e os bons da fita cães?