quinta-feira, novembro 22, 2007

Rir de nós mesmos...




Charlie Chaplin, que alegadamente disse a propósito da vida: «No fim é tudo uma gargalhada».


Rir dos outros, dos seus erros, das suas contradições, pode ser sinal de insensibilidade e grosseria. Mas rirmos de nós próprios, e das incoerências presentes nas nossas vidas e pretensões, ou rirmos da vida do homem em geral, pode ser sinal de sensibilidade e abertura.

Como diz Compte-Sponville, «quem faz de si próprio uma estátua - para sua glória humana ou como louvor à sua lei - não se pode queixar de ser suspeito de ter um coração duro ou de estar a fazer pose.» Quem não for capaz de, em determinados momentos, rir de si e da sua vida, quem não for capaz de ver uma certa comédia humana na sua vida e na dos outros, ou está muito ferido, ou envelhecido, ou vive no primarismo mental.

Não podemos levar tudo a rir, porque a vida tem um elemento duro e por vezes trágico. E também porque as nossas convicções e as nossas vidas – no que elas têm de autêntico e humilde - merecem o nosso respeito, e o dos outros.

Mas há momentos em que o riso é salutar – momentos que podem, porventura, corresponder aos nossos momentos de maior lucidez.

Todos somos seres frágeis, sujeitos aos caprichos da sorte, às limitações dos nossos cérebros, ou aos nossos medos, o que alimenta mitos, pecados, ilusões, comportamentos quiméricos, incoerências entre o que se diz e o que se faz… Tudo isso faz parte das nossas vidas, e pode merecer o nosso riso.

Encarar seriamente a vida, reflectir sobre o seu sentido, é, no fundo, também sermos também capazes de rir das nossas contradições, e de introduzir – para bem da nossa saúde mental – pausas de riso na realidade séria das nossas vidas.

3 comentários:

Paty disse...

Adorei
:) :) :)
Rir é, e sempre foi, O MELHOR REMÉDIO!!!

Anónimo disse...

Esse Chaplin foi um génio pois também disse que:
"cada pessoa que passa em nossa vida é unica e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.Essa é a + bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoaas não se encontram por acaso"
Por isso te encontrei...
Besos Maga

Anónimo disse...

Palavras sábias!
Dêem uma vista de olhos em www.rirdenos.org
(Companhia de Teatro Rir de Nós)