terça-feira, agosto 21, 2007

Promessa de casamento!!!




Acho piada ao ritual do casamento, a igreja, os vestidos, as flores e os tapetes vermelhos... a única coisa que me desagrada é o sermão do padre. "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-o e respeitando-o até que a morte os separe?"


Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:
- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?

- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?

- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?

- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?

- Promete deixar-se conhecer?

- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?

- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?

- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?

- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?

- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.


Eu sei que não vais casar pela igreja, mas a essência mantém-se...
Montes de felicidades... para os dois.


P.S.-Baseado no texto de Martha Medeiros


18 comentários:

o iluminado disse...

Só falta o S.O e a Radiologia casarem!!!!!!!
LOL LOL LOL LOL
:p

bekas disse...

Eu disse assim: "Prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença e por todos os dias da nossa vida". E ele, iguamente.
São de facto palavras bonitas, mas que nada valem se não houver maturidade para as fazer valer.

Beijos.

Paty disse...

Nux@, adorei o post, mas adorei ainda mais o comentário do Iluminado e faço minhas as palavras dele. Ehehehehe

Vou adorar ter-te ao meu lado neste dia tão especial, que amadureceu ao longo de 6 anos e agora está prontinho para ser celebrado... Vais ser a flor mais linda do meu dia!

E estar noiva é uma sensação fantástica, é exteriorizar ao mundo aquilo que o nosso coração deseja, com a pessoa que mais amamos. Experimenta, vais gostar!

Beijos, beijos, beijos

Paty disse...

Ser noiva também é...não ter muito tempo para participar no blog...não sei se me percebes...

o iluminado disse...

Deserção à vista...
:P

Nux@ disse...

Iluminado e Paty, SO com Radiologia???, não estou a perceber...

Que vou ser a flor mais linda do teu dia a seguir a ti, tenho a certeza... (já comprei o vestido).

Mas o que vocês querem sei eu, "pôr os pés debaixo da mesa", vão casando e batizando os filhos que eu vou assistindo...

LOLOLOL

Nux@ disse...

Paty, em relação a participação no blog, espero sinceramente que o Iluminado não tenha razão...

Nux@ disse...

e Abreijos, gosto tanto da palavra e já não a usava a tanto tempo...

bekas disse...

De facto, já tinha saudades de ler aqui "Abreijos". Lol lol lol

Anónimo disse...

so passei por aki para dar uma olhadela...mas de qualquer maneira felicidades aos noivos ...
um dia de cada de vez ...e abreijos
hihihi...

Nux@ disse...

Alguém
tens andado desaparecido, assim como o hamsterazul e o obélix que se passa?

Óbelix disse...

Olá a todos, tenho estado de férias! E antes das férias tive que por umas certas leituras académicas em dia...

Epah essa cenas dos votos é complicado!

Eu mudaria apenas uma pequena coisa no clássico:

"Prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença e por todos os dias da nossa vida"

para

"Prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença até que ME ou TE apeteça..."
Se algum dos meus amigos padres ou estimadíssima namorada leêm isto...

Estive noivo durante dois anos e picos...
Espero que o teu noivado tenha melhor destino que o meu Paty!

Quanto à mistura de serviços, eu misturei Farmácia com Enfermagem (serviço a definir brevemente)... E até que gosto bastante!

bjs e abraços, distribuam da melhor forma

Anónimo disse...

óbelix concordo contigo, hj em dia esta frase não faz muito sentido, ninguem pode prometer nada, pois é dificil que alguem o cumpra...duvido mesmo...e a quem diz que cumpre eu cá nao acredito.
"gato escaldado de agua fria tem medo"

Beta disse...

Tenho que admitir que vocês têm umas mentes maravilhosas para inventar novos votos para um casamento. Mas apesar de muita gente dizer que a tradiçao já não é o que era... eu cá nestas coisas prefiro o clássico!!!!

Ou então acrescentari ao voto do meu estimadissimo namorado, o seguinte: "Prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença até que ME ou TE apeteça...e que NOS apeteça para sempre"
PS- vai apetecer com certeza!!

E ainda para o meu estimadissimo namorado (lol): lembra-te que nao avle a pena fazermos planos para a vida, porque a vida é que se encarrega de fazer um plano para nós.... daí o noivado teve que ser assim, e teve que passar à história :)

Quanto à mistura de serviços, realmente nao pode haver melhor mistura que farmácia com enfermagem (neste caso uma enfermeira especifica, porque isto da enfermagem é muito multidisciplinar e abrangente e nem toda a gente tem categoria para se conseguir misturar com tantos medicamentos.. ) lolol

Beijinhos e felicidades para todos

Paty disse...

Há que ultrapassar, ser feliz e continuar a viver!
Ou então continuar a bater na mesma tecla, quando não se tem mais nada para fazer!

Mas eu até compreendo, não posso é explicar porquê, perdia muito tempo...

A Pata-choca

Nux@ disse...

já te disse que te adoro,
Paty...

Óbelix disse...

Com quem é que namoras Beta? Esse gajo deve ser um sortudo por namorar com uma pessoa tão romântica como tu.... ;)

E é mesmo isso... A vida é que faz planos para nós... é o lema de um filme muito engraçado! :)

bjokas

Beta disse...

LOLOLOLOLOL

Este blog é excelente!!! Depois de uma dia de trabalho,e onde se tem muito/mais que fazer, sabe bem vir até aqui...:)
Se bem que vou ser rápida, porque tenho mesmo mais que fazer... :)

Vou só responder ao Obélix: Meu querido Obélix, eu explicava te quem era o meu namorado, mas este blog é muito pequenino para descrever a grandeza dessa pessoa.. Nao caberia neste espaço 3 x 4 LOLL
Mas um dia eu digo te pessoalmente ;)

Termino só com uma anedota que me lembrei quando li o “bater na mesma tecla” da Paty :)

Apoio telefónico do Júlio de Matos - TRRIIIMM... TRRIIIMM... TRRIIIMM...

Responde o atendedor de chamadas da Casa de Saúde:

"Obrigado por ter ligado para o Júlio de Matos (Instituto de Saúde Mental), a companhia mais adequada aos seus momentos de maior loucura."

* Se você é obsessivo-compulsivo, marque repetidamente o 1 (o dito "bater na mesma tecla") lol;
* Se você é co-dependente, peça a alguém que marque o 2 por si;
* Se você tem múltipla personalidade, marque o 3, 4, 5 e 6;
* Se você é paranóico, nós sabemos quem é você, o que você faz e o que quer. Aguarde em linha enquanto localizamos a sua chamada;
* Se você sofre de alucinações, marque o 7 nesse telefone colorido gigante que você, e só você, vê à sua direita;
* Se você é esquizofrénico, oiça com atenção, e uma voz interior lhe indicará o número a marcar;
* Se você é depressivo, não interessa que número marque. Nada o vai tirar dessa sua lamentável situação;
* Porém, se VOCÊ votou Sócrates, não há solução, desligue e espere até 2009. Aqui atendemos LOUCOS e não INGÉNUOS! Obrigado!

Ehehehe

Beijinhos a todos