e porque hoje me sinto doce...
Admite-se que os índios astecas foram os primeiros viciados em chocolate conhecidos da história. Eles apanhavam sementes de cacau e faziam uma infusão que acreditavam ser um poderoso afrodisíaco, chamada "chocolate" (líquido quente). O imperador asteca Montezuma chegava a beber mais de 50 porções por dia - e cuidava sempre de tomar uma dose extra antes de entrar no seu harém.
Ao retornar a Espanha. em 1528, o conquistador Cortez presenteou o Rei Carlos V com algumas preciosas sementes de cacau - e a partir daí, o chocolate começou definitivamente a fazer a sua história, tornando-se tão popular e valioso que a sua produção foi mantida em segredo por mais de um século.
Durante boa parte do século XIX, o chocolate continuou a ser consumido exclusivamente na forma líquida mas a partir de 1861 passou a ser vendido na forma sólida, acondicionado em caixas com formato de coração. Apenas em 1876, em Vevei, na Suíça, o "chocolatier" Daniel Peter desenvolveu a técnica de adicionar leite ao chocolate, criando o produto final que consumimos até hoje.
Fonte: Farmácia Saúde
Eu confesso:
-Sou fã de chocolate, quase tanto como de azeitonas, mas tem de ser chocolate negro...
E vocês?
Acham que é afrodisíaco? O Imperador Montezuma era um "grande" maluco...
15 comentários:
Sou viciada em chocolate.Todos os dias como um!Também adoro o negro e o KINDER bueno!Hum....Vou já comer outro.
Eu quando ando em baixo como chocolate e fico logo bem!
E chocolate quente??? HMMMMMMM Mas tem de ser no Odivelas Park LOL
bjs e abraços
No Odivelas Park?
Aonde?
Pois o chocolate é antidepressivo...
Em doses certas pode ser afrodisiaco...
Em excesso, dá sono.
Chocolate puro, sem açúcar, (O cacau) dá energia como o café e as anfetaminas...
Mas em tabletes, Bonbons etc... aumenta o colesterol e engoooorda.
Beijos
Lola
Mal-me-quer, tu és mais doce que o chocolate!
Adoro-te miúda, tenho saudades das nossas conversas.
Só eu sei porque tem de ser no Odivelas Park!!! LOLOL
Bjs
Como hj tenho demasiado tempo livre nas mãos, acrescento ainda:
Existe no chocolate um composto químico, designado triptofano, que é usado pelo cérebro para produzir serotonina, um neurotransmissor que induz sensações de prazer. No entanto, a presença do triptofano no chocolate é em pequena quantidade, pelo que a hipótese de o chocolate provocar um aumento da produção de serotonina é ainda controversa.
A feniletilalanina, que promove sentimentos de atracção, excitação, tonturas e apreensão, também foi identificada no chocolate, mas, uma vez mais, a sua baixa concentração pode ser insuficiente para produzir os efeitos tipicamente associados a este composto
A teobromina – um estimulante fraco encontrado no chocolate – juntamente com outros compostos químicos, tais como a cafeína, pode ser responsável pela sensação muito característica que se verifica ao comer chocolate.
A teobromina é ainda vasodilatador e diurético ligeiro, pelo que tem um moderado efeito hipotensor. Tem ainda um efeito relaxante na musculatura lisa dos bronquios sendo um atitússico muito mais eficaz que a codeína.
Cientistas do Instituto de Neurociências de San Diego sugerem que o chocolate contém substâncias farmacologicamente activas que produzem um efeito tipo marijuana no cérebro, como a anandamida: um neurotransmissor canabinóide (Di Tomaso et al., 1996). O chocolate contém também N-oleoletanolamina e N-linoleoletanolamina, que inibem a degradação da anandamida, prolongando os seus efeitos. Sendo assim, os elevados níveis do neurotransmissor podem intensificar as propriedades sensoriais do chocolate (textura e odor), essenciais para induzir o desejo.
Num estudo de 1969 pela Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, 65 voluntários com acne moderado comeram: ou barras de chocolate contendo 10 vezes mais chocolate do que o encontrado nas barras comerciais, ou barras idênticas sem chocolate. Os voluntários que, durante quatro semanas, consumiram as quantidades excessivas, não revelaram um aumento significativo de acne (Fulton et al., 1969).
Além disso, não se provou que o chocolate contribua para o aparecimento de cáries dentárias. Pelo contrário, a manteiga de cacau reveste os dentes e ajuda a protegê-los, prevenindo a formação da placa bacteriana. Embora o açucar no chocolate contribua para a formação de cáries, não o faz mais do que o açucar presente noutros alimentos açucarados.
Além de que o cálcio e o fluor presentes no chocolate ajudam a manter uma dentição saudável.
Provavelmente, o melhor compromisso será comer com moderação e escolher, preferencialmente, chocolate preto. Não só contém mais cacau e proporcionalmente menos açucar e gordura do que o chocolate de leite, mas também é rico em compostos antioxidantes, chamados flavonóides ( ácido gálico e epicatecina).
De facto, o chocolate preto contém mais flavonóides do que outros alimentos ricos em antioxidantes, como o vinho tinto. Os flavonóides previnem vários tipos de cancro, protegem os vasos sanguíneos, promovem o bem-estar cardíaco e contrariam a hipertensão moderada.
O chocolate de leite pode não oferecer os mesmos benefícios. Num estudo específico, vários pacientes, em dias separados, comeram 100 g de chocolate preto, 100 g de chocolate preto com um copo (200 ml) de leite gordo, ou 200 g de chocolate de leite (Serafini et al., 2003). Uma hora mais tarde, aqueles que comeram apenas chocolate preto exibiam uma concentração superior de antioxidantes no sangue, sugerindo que o leite presente no chocolate de leite pode interferir com a absorção dos compostos antioxidantes.
Nota para quem tem animais!
Em certas quantidades, a teobromina encontrada no chocolate é venenosa a animais como cães, gatos, especialmente filhotes, cavalos, papagaios e hamsters. Alimentados com chocolate, estes animais não conseguem metabolizar a substância eficazmente, e esta permanece no seu sistema circulatório por quase 20 horas. Esses animais podem, devido ao consumo, ter convulsões, ataques cardíacos, hemorragia interna, e às vezes a morte.
Um cão de 20 kg irá normalmente sentir dores de estômago depois de comer menos que 240 g de chocolate com leite, mas não irá necessariamente ter bradicardia ou taquicardia a não ser que ele coma pelo menos meio quilo de chocolate de leite.
A minha escolha: chocolate preto do Lidl!
70% de cacau e barato o suficiente pra comer compulsivamente sem me levar à ruína! :)
Alex
(fechado no Lar até amanhã e sem fontes de chocolate por perto: ajudem-me!!!)
Há quem acredite que a hortelã também resulta, mas eu não acredito...
\m/
Impossível passar sem chocolate. Acho que morria com alguma depressão ou coisa do género!
Eu tou contigo Bjecas... a Hortelã não funciona... experiência propria...
lolololol
Ohhh Nuxa... Porquê no Odivelas Parque????
Eu digo-te... mas combinamos e vamos lá....
É no Primeiro Piso, e chama-se "Pateo do Café"....
Mas antes de se beber o chocolate quente, e sendo mesmo para a desgraça da Dieta.... Eu diria que beber o belo do chocolate quente no Páteo do Café, depois de uma bela jantarada no "Pasta Cafe".... As entradas e o prato principal logo se vê, mas para sobremesa é mesmo o "Il Padrino"....
HMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM até me babo todo só de pensar!
Humm "Il Padrino" é de chorar por mais!!!!
Mas Obélix, isso é um segredo nosso!!!!Se não depois nao tem o mesmo sabor!!!! :)
Hum tb é muito bom e leva chocolate: bolo chifon!!!!
Beijinhos
PS - mais doce que o chocolate so mesmo....o Obélix!!! ;)lolol
Meninas isto já derreteu...
:P
Devem ser más influências mano!
Suas baldas...
\m/
Baldas? Nós?
Estamos a trabalhar nas sete cenas... que uns e outros nos obrigaram...
Enviar um comentário